Hora marcada na balsa. Você usaria esse recurso?

Quem aí costuma fazer alguma travessia de balsa com certa regularidade sabe o quão irritante e cansativo é ter que enfrentar horas na fila somente para poder ir de um ponto ao outro. Tão perto e tãããão longe… rsrsrs. Basta um fim de semana de sol ou um feriadinho qualquer e,batata!, é fila na certa. E muita, dependendo do caso! Só para exemplificar: No dia 02 de Janeiro do ano passado, a fila da balsa para sair de Ilhabela passava de 10 horas de espera. DEZ HORAS. D-E-Z H-O-R-A-S! Haja paciência, né, minha gente? Acho que eu me jogava no mar e ia nadando! #atéparece

Para amenizar evitar esse tipo de transtorno, existe a opção de reservar sua vaga na balsa. Oi? Como assim, é só chegar e ir entrando? Tipo, “dá licença que eu tô passando!”? Basicamente, sim! Pelo site da Dersa você seleciona a travessia que deseja, registra seu veículo, escolhe o dia e horário e paga. Pronto! É só chegar lá no horário agendado e seguir as placas de Hora Marcada. A próxima balsa que chegar, você entra 🙂 Obviamente, esse tipo de “serviço” é muito mais caro que a regular. No caso de Ilhabela mesmo, enquanto uma travessia normal (ida e volta) custa cerca de R$21, a hora marcada só de IDA em um feriado ou fim de semana passa dos R$70 (!!). Dá para ver a tabela completa com todas as travessias e preços aqui.

Hora Marcada na Balsa

Apesar do precinho salgado, muita gente prefere se garantir e fazer logo sua reserva. Afinal, se você chegar lá e preferir entrar na fila convencional, dá para deixar essa hora marcada como “crédito” e utilizar em outra ocasião (mas somente para o mesmo carro e mesmo trecho, of course!).

Mas tem um outro ponto de vista que faz com que muitos sejam contrários a essa prática: beneficia somente os que tem condições de pagar. É como se fosse uma forma “dentro da lei” de furar fila, onde o dinheiro se sobrepõe ao direito dos demais. Nesse tipo de visão, quem não quer pegar fila, que busque um horário alternativo, e não passe na frente dos outros. Tem suas razões, né?

Acho polêmico e não tenho uma opinião formada… Concordo que privilegia quem consegue sair na frente e “comprar” sua vaga, mas só quem já enfrentou horas e horas de fila sabe a felicidade que é entrar direto na balsa #malandrinha #nãomejulgue

Qual sua opinião?? Você usaria a Hora Marcada na balsa?

Bjos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *