Arraial do Cabo – Sobre a Cidade e a Pousada

Em um dos feriados que tiveram por aí, fui para Arraial do Cabo, que fica na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro. Tenho tanta coisa pra contar, afe! Muitas dicas de passeios, o que vale a pena fazer, fotos mil, sugestões e impressões sobre a cidade. Vou dividir esse assunto em vários posts pra poder detalhar bonitinho o que fizemos em cada dia, ok? Assim não perdemos nada!

A viagem toda foi bem sossegada. Saímos de São Paulo às 8h20 e chegamos na nossa pousada em Arraial às 16h45. Isso porque fizemos uma parada de mais de uma hora em um Carrefour em São Gonçalo para almoçar e abastecer o carro (essas redes de supermercado são sempre uma ótima opção para colocar combustível, já que é um lugar confiável e o preço, geralmente, é menor). O dia estava maravilhoso, com sol e céu azul o tempo todo. E vamos combinar que atravessar a Ponte Rio-Niterói e ter a Baía de Guanabara como pano de fundo dá toda uma graça especial à viagem, né não? 😉 Que lugar lindo!! Queríamos muito ter entrado no Rio para tomar uma água de coco em Copacabana, mas o tempo que levaríamos para chegar até lá e o trânsito que poderíamos pegar para seguir viagem depois nos fez mudar de ideia rapidinho!

A cidade

Ficamos chocados ao chegar em Arraial do Cabo por dois motivos bem diferentes. O primeiro são as paisagens absurdas de bonitas logo na entrada da cidade: um marzão azul que se estende por quilômetros rodeado por muitas montanhas verdinhas. É uma vista de tirar o fôlego! Já o segundo choque vem quase que no mesmo instante quando vemos a cidade surgindo a nossa frente, e é inversamente proporcional ao primeiro baque: Arraial claramente teve um crescimento rápido e desorganizado, fazendo com que toda ela seja uma grande periferia. Muitas casinhas amontoadas sobre morros que um dia também foram montanhas repletas de árvores.

Arraial do Cabo1

Arraial do Cabo2

Arraial é uma cidade muito “dia”. O objetivo lá é curtir as praias. E ponto. Quem estiver procurando alguma badalaçãozinha, pode esquecer. Tem um ou outro lugar para jantar, e só. Se quiser mais do que isso, tem que ir para Cabo Frio, que fica há uns 25 minutos de carro – e a estrada é ótima! Lá, vá para o Boulevard do Canal, onde você vai encontrar vários bares e restaurantes ao redor do canal que corta a cidade. É super charmoso e com opções deliciosas de pratos. Vale a pena!

A pousada

Ficamos hospedados na Pousada Paraíso dos Corais, localizada a uns 500 metros da Praia dos Anjos. Os donos são marido e mulher e estão começando agora, por isso, fazem questão de agradar e atender da melhor maneira possível, sempre tentando colher feedbacks e se prontificando a melhorar o que não estiver bom. São muito simpáticos, solícitos e gentis. A gente se sente na casa de um parente, sabe? Isso torna toda a viagem mais gostosa ainda.

A pousada é bem simples e super agradável. Uma gracinha! Tudo novo e limpinho. O nosso quarto era amplo e muito aconchegante, perfeito para descansar e recarregar as baterias entre um dia e outro! Só o banheiro que achei um tanto pequeno, mas nada que chegasse a incomodar!

Nosso Quarto

O café da manhã é servido das 8h às 10h. A princípio, achei meio tarde o horário de início, mas depois vi que dá tempo suficiente para fazer qualquer programação pela cidade, então ok! Tudo muito simples, mas muito gostoso! Comíamos bem nessa hora para poder aguentar o dia!

Café da Manhã

 

Bom, esse foi só um overview geral sobre a viagem. Nos próximos posts vou detalhar dia a dia nossas atividades e sugestões!

Bjos!!!

*Fotos: arquivo pessoal

UPDATE: Veja os outros posts sobre Arraial do Cabo!

Dia 1 – Praia do Forno

Dia 2 – Passeio de barco e Pontal do Atalaia

Dia 3 – Búzios: passeio de escuna e Praia da Ferradura

Dia 4 – As Prainhas

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *