Orlando sem carro

Será que dá para ficar em Orlando sem carro? É REALMENTE necessário alugar um? Sem dúvida, a cidade não tem nenhum impedimento para se andar de carro: ruas largas e planas, estradas sem fim muito bem sinalizadas, estacionamentos enormes nos parques, enfim. Quem optar por alugar um carro não vai ter dificuldade nenhuma, e eu não tenho absolutamente nada contra isso.

Há aqueles que sempre vão preferir essa opção, já que ter um carro traz mais liberdade, mobilidade e certas facilidades. Outros, porém, preferem evitar se for possível, talvez pela preocupação em estacionar, de causar algum acidente, não saber ou não querer dirigir durante as férias.

Orlando sem carro - Parques 1O fato é que eu fui para Orlando e me virei muito bem sem carro. Muito bem MESMO. A única coisa que providenciei daqui foi um transfer aeroporto/hotel e hotel/aeroporto que comprei pela CVC (também comprei as passagens e os ingressos dos parques, mas não foi pacote, ok? Fui com minha irmã totalmente à parte de qualquer tipo de excursão), mas daria perfeitamente para ter pego um táxi. De resto, não tinha a menor ideia de como faria para me deslocar por lá, como faria para ir e voltar dos parques, etc.

Mas imaginei que, por ser uma cidade totalmente construída em torno do turismo, não haveria nenhum tipo de dificuldade em arrumar uma maneira de se locomover. E não, realmente não tem nenhuma dificuldade. Nenhuminha. Zero.

Orlando sem carro - Parques 2Me informei na recepção do hotel quais as alternativas que eu tinha para ir aos parques. Para ir ao Sea World, bastava pegar um ônibus (tipo um street car) na própria International Drive – uma das principais avenidas da cidade e onde estão localizados o parque e o hotel que nos hospedamos. Sem erro. Ida e volta bem sossegadas.

Dica de ouro: se não for ficar nos hotéis dentro do complexo da Disney, a International Drive é uma excelente opção. Tem de tudo por lá, desde os restaurantes badalados até parques, lojas, mercados e outlets. Hotéis, então, nem se fala! É muito prático, vale à pena principalmente se você estiver sem carro e for visitar outros parques além dos da Disney.

Orlando sem carro - Parques 4Para ir aos parque da Disney e da Universal, a opção mais confortável seria pegar um transfer. É um ônibus de viagem que vai parando em vários hotéis pegando as pessoas e deixa todo mundo no estacionamento do parque de destino. Os próprios hotéis já tem o contato das empresas que realizam esse serviço. É só falar com eles e agendar com a empresa para o dia seguinte. Você decide para qual parque quer ir e qual horário (dentro das opções que a empresa dá, tipo, 8h, 8h30, 9h, etc). Na hora combinada, é só esperar o ônibus na recepção, mostrar seu voucher e entrar. A volta é livre, você pode pegar o ônibus no horário que preferir. É só ficar atento ao último horário para não ficar pra trás!! 😉

Esse serviço, ida e volta, custa, se não me falha a memória, algo em torno de U$10 a U$20 por pessoa. Para aqueles que não gostam muito de dirigir, o custo x benefício é bem bom.

Dica de ouro 2: dentro do complexo da Disney existem algumas formas de se deslocar entre um parque e outro, como o Monorail, que liga o Magic Kingdom ao Epcot. Usamos essa opção uma vez e é fantástico! A tecnologia do trem e das estações é impressionante, vale muito o passeio!

Orlando sem carro - Parques 3No penúltimo dia na cidade, fomos no Orlando Premium Outlet, que também fica na International Drive, e pegamos o mesmo tipo de ônibus que fomos para o Sea World, mas para o sentido contrário. Descemos quase enfrente à entrada. O único perrengue foi a volta, já que tivemos que andar até o ponto, subir no ônibus e depois andar até o hotel com milhões de sacolas enormes e abarrotadas. Fora o mico de parecermos duas sacoleiras dentro do ônibus com as sacolas espalhadas pelo chão e todo o mundo olhando. Mas tudo bem. A gente fingiu que não era com a gente, mantivemos a dignidade e deu tudo certo. HAHAHA

E foi isso! Sem dúvida ter um porta-malas teria nos ajudado a evitar o mico com as compras, rsrs, mas não foi nada muito dramático também (tá, foi sim, as sacolas estavam MUITO pesadas! hehehe). O fato é que dá para se virar tranquilamente sem carro em Orlando!

Obs.: Não fomos para o Busch Gardens, que fica em Tampa, mas a recepção do hotel nos informou que também existia ônibus para lá no mesmo esquema que para os parques da Disney. Acredito que deva ser igualmente fácil 🙂