Como funciona o Airbnb

Já comentei no post anterior o que me levou a alugar um quarto em um apartamento em Nova York: o preço! Agora, vou explicar melhor como funciona o Airbnb, caso você decida testar essa opção – que é muito criativa!

Como funciona o AirbnbO que é o Airbnb?

É um site onde pessoas do mundo inteiro se cadastram oferecendo um quarto ou mesmo a casa toda para alugar

Como funciona o Airbnb?

Funciona de forma muito semelhante a esses gigantes de busca de hotéis, como Booking.com e Hoteis.com. Você seleciona a cidade, o limite do valor que você quer pagar pela diária (se quiser), a data que você estará naquela cidade e pronto. Várias opções, ao lado de um mapa mostrando as localizações de cada uma delas, vai aparecer. Se quiser aperfeiçoar mais ainda sua busca, dá para colocar mais filtros, como quantidade de banheiros na casa, bairro, e até a língua do anfitrião!

Eu coloquei a data da minha viagem, estabeleci um limite de preço e filtrei por Manhatan. Só. Aí, basta entrar em cada uma das opções para ver os detalhes do anfitrião, do apartamento, localização, valor total e, o mais importante, a avaliação de outros hóspedes que já ficaram na casa daquela pessoa.

Você pode salvar aquele apartamento na sua wish-list e depois avaliar melhor, junto com outras opções.

Como funciona o Airbnb - Busca

como-funciona-o-airbnb-filtros

No que prestar atenção?

Na descrição do quarto: quantas pessoas acomoda, quantas e qual o tipo de cama (sofá-cama, colchão de ar, cama de verdade, enfim), se tem chave, se tem roupa de cama, armário, etc.

Na descrição do apartamento/casa: geralmente, os anfitriões falam se você tem direito a usar o wi-fi, se a casa tem mais de um quarto que já está sendo alugado (ou seja, mais pessoas dividindo a casa), se a cozinha é devidamente equipada e se você vai poder utilizá-la, se o quarto tem chave, se tem animal de estimação, enfim. Detalhes importantes que podem fazer a diferença na sua experiência.

Na descrição da redondeza: veja se o apartamento tem acesso fácil ao transporte público, mercado, restaurantes, enfim, se tem aquilo que você julga que vai precisar.

No valor: confira se você colocou o número correto de hóspedes e se tem taxa de limpeza. Não que prove alguma coisa de fato, mas a chance de você ficar em um lugar limpo é maior!

Como funciona o Airbnb - Valores

Na recomendação dos outros hóspedes: isso é importantíssimo! Nada mais eficiente para formar uma impressão correta sobre um lugar do que a avaliação de quem já ficou lá. Quem já se hospedou naquela casa/apartamento vai dar um feedback bem mais sincero de como é o anfitrião, limpeza, localização e demais qualidades/defeitos do lugar. Fique atento e leia todos os comentários!

Nos possíveis horários de check-in/check-out: tem anfitrião que coloca um horário limite para chegar ou sair do apartamento, principalmente aqueles que recebem hóspedes com bastante frequência. No meu caso, não seria interessante ter horário para entrar porque meu voo chega muito cedo na cidade, então escolhi aqueles que não estabeleciam nenhum tipo de horário.

Nas fotos: veja todas as fotos que o anfitrião colocou do apartamento/quarto/casa. Com elas dá para fazer uma ideia melhor do que você vai encontrar. Quanto mais, melhor.

No mapa: lá embaixo da página, tem um papa mostrando a localização do lugar que você vai alugar. É importante ver se a localização vai ser útil pra você.

Converse com o anfitrião antes de fechar negócio

Antes de se decidir por aquele quarto/apartamento, fale com o anfitrião. Apresente-se, diga de onde você é, com quem você vai e quantos dias vai ficar na cidade dele. Explique seus horários de chegada e saída, certifique-se de que você vai receber uma chave do apto e faça outras perguntas do seu interesse. Esclareça todas as sua dúvidas antes de fazer o pagamento.

Assim que realmente optar por aquele apartamento e realizar o pagamento, avise o anfitrião que fez a reserva e confirme se está tudo ok. Mas não se esqueça: todos os contatos (e pagamento!) entre hóspede e anfitrião devem ser feitos pela ferramenta do Airbnb! Você não deve entrar em contato ou aceitar qualquer tipo de contato que seja por fora do site. Se alguma coisa der errado, o Airbnb tem como investigar.

Sobre o pagamento

Você pode pagar via cartão de crédito ou Paypal (e não se esqueça do IOF!) diretamente pelo site do Airbnb. E ah, não se esqueça de que o pagamento é feito todo de uma vez, ok?

Como método de segurança, o Airbnb só vai repassar o dinheiro ao anfitrião 24 horas de pois que o hóspede realiza o check-in.

__________

É muito simples a forma como funciona o Airbnb e o site é bastante intuitivo de usar. Acho que vale a experiência que, como eu disse no post anterior, tende a ser muito interessante – e mais barata!

2 thoughts on “Como funciona o Airbnb

  1. Gisele

    Olá gostei do seubrelato estraei indo pro rio de janeiro mas queria tirar minhas dúvidas entrei no site airbnd e achei muito interessante porém o que seria IOF é muito caro isso cobra junto com as diárias ou separado por favor presiso de recomendações obrigada

    Reply
    1. Vânia Parola Post author

      Oi Gisele, tudo bem? Obrigada pelo comentário!

      A grosso modo, IOF é um imposto cobrado sobre transações internacionais. O valor é de aproximadamente 6,38% sobre o valor total da compra. No caso do Airbnb, esse percentual é cobrado junto com o total final, como se você estivesse fazendo uma compra no exterior mesmo.

      Espero ter ajudado!

      Bjos

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *