Visitando o Castelo de Windsor

Castelo de Windsor Foto

Dica: se clicar nas imagens, ela ficam maiores! 😉

Se você estiver planejando uma viagem para Londres, não deixe de tirar um dia para visitar o Castelo de Windsor. Como o próprio nome sugere (dã!), o Castelo fica na cidadezinha de Windsor, a cerca de 1 hora de trem da capital.

Como é muito perto e a cidade é super pequena, um dia é suficiente para conhecer tudo. Chegando em Windsor pela manhã, dá para visitar o Castelo com folga, passear pela cidade, almoçar e ainda voltar para seu hotel em Londres no fim da tarde. Muito prático, gente!

Castelo de Windsor Onde Fica

Como chegar

Tá aí uma das inúmeras vantagens de se viajar em um país desenvolvido: transporte público de qualidade e alta cobertura. São duas principais opções para chegar ao Castelo de Windsor de trem:

>> Via Waterloo: essa estação fica bem perto da London Eye, no centro da cidade. É a opção mais prática porque o trem vai direto para Windsor, sem paradas.

>> Via Paddington: a estação fica um pouco pra cima do Hide Park e é ENORME. Nesse caso, o trem para em Slough e, se não me engano, precisa descer e pegar um outro até Windsor. Nada muito complicado, basta perguntar, mas a primeira opção é mais fácil (e foi a que eu fiz).

Castelo de Windsor Mapa

O Castelo de Windsor fica praticamente enfrente estação de trem (Windsor & Eton Riverside), então basta andar uns 5 minutos até lá e pronto. Não tem como não encontrar. De qualquer jeito, ele fica na parte mais alta da cidade (como era costume na época, devido à visão ampla e privilegiada que essa posição oferecia), então você consegue vê-lo de qualquer ponto da cidade, mesmo se você se perder hehehe

Como eu mencionei nesse post aqui, toda a minha viagem pelo Reino Unido eu fiz de trem com o passe da Rail Europe. Comprei o BritRail Pass, que me dava direito a usar qualquer trem por toda a Inglaterra, Escócia e País de Gales durante 15 dias corridos, inclusive para esses trajetos mais curtos, como Londres – Windsor. Veja aqui como funciona o esquema de trens pelo UK e como comprar o passe pelo site (brasileiro).

O Castelo

Gente, esse castelo é simplesmente i-n-c-r-í-v-e-l. É enorme e muitíssimo bem cuidado. Jardins maravilhosos do lado de fora e salas super imponentes do lado de dentro. Juro, esse passeio é imperdível!

Além dos objetos e decoração fantásticas no interior do Castelo (é uma pena que não pode tirar foto :/), a parte aberta é ainda mais maravilhosa. Os jardins são gigantes e super coloridos. Cheios de flores, folhas, árvores, plantinhas, banquinhos, etc. Tudo milimetricamente arrumado. Você não vê uma folhinha fora do lugar. É realmente impressionante.

Dá para ficar o dia todo passeando pelo Castelo de Windsor. Tem lugar pra sentar, paisagens lindas pra tirar foto e muita coisa interessante para visitar. Vá porque vale à pena DEMAIS!

Castelo de Windsor

E se você ainda der sorte, pode ver a troca da guarda. Sim, da mesma maneira que acontece no Palácio de Buckingham (e que eu falei aqui), a guarda de Windsor também faz um espetáculo para os turistas. É bem bonitinho, mas se você já viu o de Londres, não acho que vale perder muito tempo assistindo à esse 🙂

Castelo de Windsor - por Dentro

Quanto custa

Nós pagamos menos de 20 pelo ingresso, e você pode ficar quanto tempo quiser dentro do Castelo.

É possível comprar o ingresso na hora, diretamente na bilheteria. Eles também tem um esquema onde você compra um determinado ingresso que te dá direito a visitar o Castelo durante um ano. Se você for ficar um bom tempo na Inglaterra, vale à pena se informar.

Como os horários e valores podem variar de um mês para o outro, acesse esse link aqui para saber melhor esses detalhes.

A cidade

A cidade de Windsor é uma das mais bonitinhas que vi pela Inglaterra, com certeza absoluta! Saindo do Castelo, logo você vê uma ruela toda fofa cheia de lojinhas e restaurantes. Uma ótima opção para almoçar! Nós comemos um típico fish and chips e estava uma delícia!

Dica de ouro: Algo que você não deve deixar de fazer é sentar em um dos vários bancos que ficam na calçada do Castelo e observar o movimento das pessoas. Pegue um sorvete ou qualquer outra sobremesa e sente lá. E olhe. E aprecie. E delicie-se. Te garanto que você vai amar!

Castelo de Windsor - BanquinhosTambém acho super válido sair andando pela cidade totalmente sem rumo. AMO fazer esse tipo de coisa. É muito bacana quando a gente sai do circuito turístico e vê a cidade de verdade, sabe? As casas, as igrejas, uma pessoa andando com sacola de compra, outra lavando o carro na garagem, outra assistindo TV dentro de casa. Sim, porque a segurança é tanta que você consegue ver as pessoas dentro da própria casa. Não tem grades nem muros, é tudo aberto. E isso, meu amigo, a gente não vê nunca muito por aqui, né?

Castelo de Windsor - a CidadeWindsor é um excelente opção para se passar o dia. Sabe quando a gente decide que vai curtir um domingo no parque, por exemplo? Ou passar um dia na praia ou no campo? Então. ir para Windsor dá essa mesma sensação. Passar um dia fora da cidade grande. Um lugar perto o suficiente para a viagem não ser cansativa, mas longe o bastante para mudar de ares. Acho a combinação ideal! E, de quebra, você ainda visita um Castelo 😉

Obs.: Sei que coloquei muita foto, mas não consegui cortar nenhuma! E olha que selecionei, viu? Hehehe

+ Mais sobre o Reino Unido:

– Stonehenge, clique aqui.

– Dicas de roteiro em Londres, clique aqui.

– Lago Ness, Escócia, clique aqui

– Stratford-upon-Avon, Cotswolds, clique aqui!

 

+ Mais sobre o Reino Unido:

– Para saber sobre Stonehenge, clique aqui!

– Para ver dica de roteiro em Londres e as opiniões sobre os passeios, clique aqui!

– Para conhecer Stratford-upon-Avon, cidade natal do Shakespeare que fica nas Cotswolds, clique aqui!

*Fotos: arquivo pessoal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *