5 dicas para escolher um bom hotel

Hoje em dia, pesquisar e reservar um quarto de hotel em qualquer lugar do mundo é a coisa mais fácil. Dezenas de sites agrupam milhares e milhares de opções para todos os gostos, bolsos e critérios. Mas justamente pela variedade de oferta, às vezes caímos na armadilha de comprar gato por lebre, sabe? Achar que estamos fazendo um bom negócio e se arrepender no minuto em que pisar na recepção.

Quando o hotel vai fazer sua própria descrição no seu site ou site de terceiros, tudo são flores, né? A localização é sempre a melhor, o café da manhã é delicioso, os quartos são incríveis, a limpeza é extraordinária. Mas, contudo, porém, entretanto, todavia, sabemos que não é beeeem assim…. Por isso, fizemos esse post com as 5 dicas para escolher um bom hotel e tentar evitar decepção e frustração. 

Bora?

5 dicas para escolher um bom hotel

5 dicas ara escolher um bom hotel:

1. Pesquise a opinião de pessoas que já se hospedaram naquele hotel

Eu considero essa é uma das principais dicas para escolher um bom hotel. Faço isso antes de qualquer coisa! Sites como Booking.com, Hoteis.com, TripAdvisor, Mundi, entre outros oferecem um campo onde os usuários podem escrever sua opinião sobre a estadia (de bom e de ruim) e avaliar quesitos como acomodação, preço, limpeza, etc.

5 dicas para escolher um bom hotel

Fique de olho na média de notas, nas pontuações e no que as pessoas criticam e elogiam. O ideal é que você tire uma média e pondere os comentários. Da mesma forma que tem gente que enxerga um mundo cor-de-rosa, tem aquelas pessoas que só criticam e são super negativas. Então, se você vê que TODO mundo elogiou a variedade de comida no café da manhã, mas um único ser humano criticou, desconsidere. Afinal, nem Jesus agradou todo mundo, né? 🙂

Outra coisa, também, é ver se aquilo que estão elogiando ou criticando muito, é relevante para você. Se o ponto alto do hotel é a proximidade do centro de exposições da cidade, mas você não vai a nenhum evento lá, não adianta nada essa “qualidade”, né?

5 dicas para escolher um bom hotel - comentários

 

5 dicas para escolher um bom hotel - comentários opostos

2. Olhe as fotos com atenção

Repare nos detalhes do quarto, banheiro, mesas do café da manhã, roupa de cama. Preste atenção na qualidade dos móveis, espaço do quarto, limpeza do banheiro. E na quantidade de fotos, também.

Se eu entro no site ou página de um hotel e vejo que quase não tem imagens, caio fora. Parto do princípio que, se o negócio é bom, eles vão querer mostrar (afinal, quanto mais informação você der para o consumidor, mais chances dele fechar com você), portanto, se não tem fotos, ou muito poucas, entendo que nem o próprio hotel acha bom mostrar suas dependências! Hahahah

3. Olhe no mapa a localização do hotel

Mesmo que você não entenda uma vírgula sobre mapas. Porque vamos combinar que quando o hotel se descreve como ter “excelente localização” ou “localização privilegiada”, é um tanto quanto vago né? Já me ferrei uma vez por reservar um hotel tão, mas TÃO fora de mão, que a grana que eu tive que gastar com táxi, daria para ter escolhido um hotel bem melhor e mais perto.

Por isso, é fundamental ter real noção de onde fica o hotel que você está pensando em reservar, para não ter surpresas quando chegar. Por exemplo, se você vai para o litoral e gostaria de ficar mais próximo da praia, certifique-se a quantas quadras do mar fica o seu hotel. “Perto da praia” pode ser bem relativo, e só você sabe qual a distância que prefere.

Para saber se você está em uma região bacana ou muito afastada, um dica bacana é olhar a quantidade de hotéis que tem naquela região. Se houverem dezenas deles no entorno, provavelmente você está, de fato, bem localizado. Mas se você ver que só tem aquele hotel por ali, e os demais ficam afastados e aglomerados em outro ponto, pode ser que esteja afastado e meio fora de mão.

5 dicas para escolher um bom hotel - mapa

Aproveite para ver a vizinhança e a fachada do hotel no modo Street View.  O mapa é bom para você ter ideias de distâncias, mas para ver a aparência real da coisa mesmo, só por meio das fotos tiradas pelo carrinho mágico no Sr. Google! É bom para evitar surpresas desagradáveis, né? If you know what I mean…

4. Confira o que o hotel oferece

E estou falando do básico mesmo. Veja, nas descrições do quarto e do hotel, se tem aquilo que você precisa ou faz questão: estacionamento, acesso para deficientes, wi-fi (pago ou gratuito), café da manhã (incluso ou à parte), quarto para fumantes ou não, elevador, ar condicionado, banheiro dentro do quarto (sim! preste atenção à isso quando for para outros países!!).

Ninguém merece chegar no hotel cheio de malas enormes e se dar conta que não tem elevador (isso pode ser comum na Europa e nos EUA). Ou, você contar que vai trabalhar assim que se acomodar e ver que não tem internet disponível. Ou que o café da manhã é à parte (também comum em outros países). Enfim. Detalhes que fazem a diferença.

5 dicas para escolher um bom hotel - cancelamento

5. Verifique as políticas de cancelamento e reembolso

Às vezes, os planos mudam. O voo atrasa. O roteiro se altera. As datas se modificam. A viagem é cancelada. Por isso, por mais que você tenha CERTEZA ABSOLUTA de que vai estar naquele dia, naquela cidade, naquele hotel, é sempre bom contar com a possibilidade de mudanças. No Booking.com, por exemplo, a maior parte das reservas é feita com cancelamento grátis, ou seja, você reserva, paga (ou não) ou parte antecipadamente e pronto. Precisou cancelar? Só cancelar. E se você já tiver pago alguma coisa, o valor é extornado para sua conta.

__________________

Alguém tem mais alguma dica? 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *