Como NÃO pegar fila na balsa de Ilhabela!

Ilhabela é um paraíso. Isso é fato. Eu, particularmente, amo a Ilha e venho para cá (sim, estou escrevendo esse post depois de um bom banho de mar!!) com uma certa frequência. Adoro as praias, a cor da água, as opções de restaurantes, o centrinho histórico, a certa segurança. Amo, amo, amo.

Mas quando se fala em Ilhabela, duas coisas (não muito positivas) já vem instantaneamente na cabeça: borrachudo e fila de balsa. Quanto ao primeiro, não tem muito o que fazer mesmo… Tem que trazer repelente! Dependendo do dia, da época ou do lugar, é bem pouco o número de mosquitos e fica bem tranquilo, mas é sempre bom vir pra cá prevenido!

Balsa de Ilhabela - foto

Já quanto ao segundo probleminha… Esse sim, tem como ser resolvido! O que nem todo mundo sabe, é que tem como não pegar fila na balsa. Isso mesmo, é chegar e entrar. Direto. A DERSA (empresa que opera 8 travessias de balsa no litoral de São Paulo) tem um sistema chamado “Hora Marcada”, onde é possível agendar um dia e horário para pegar a balsa – em qualquer uma das travessias). Sem fila, sem demora. Vou explicar melhor abaixo:

Como funciona

O agendamento é 24 horas e todo feito online pelo site da DERSA (clique AQUI para acessar a página de agendamento da travessia São Sebastião – Ilhabela). O primeiro passo é fazer um cadastro. Depois, basta seguir as orientações e fazer sua reserva.

Você deve se planejar para chegar na balsa próximo ao horário que você reservou, já que o prazo de tolerância é de 30 minutos de antecedência ou de atraso. Quando você chegar, procure a fila escrito “Hora Marcada”, que é diferente da fila regular (e se você entrar nela, vai ser difícil de sair!!). Aí, é só apresentar seu comprovante de reserva e entrar na próxima balsa que chegar!

Preços e pagamento

O pagamento da Hora Marcada é feito por cartão de crédito. Existem diferentes valores para cada tipo de veículo, trecho e dia da semana. A tabela abaixo (retirada do site da DERSA no dia 08/01/2014) mostra todos os preços:

Balsa de Ilhabela

É importante ressaltar um detalhe: quando você pega a balsa normalmente, sem horário agendado, você paga somente a travessia de ida (São Sebastião – Ilhabela). A travessia de volta não é cobrada, somente uma taxa de preservação ambiental (que custa cerca de R$6,00). Já na Hora Marcada, você vai pagar um valor para cada travessia que quiser reservar (ida e/ou volta), ok? Ah, e quem é Hora Marcada não precisa pagar a taxa regular na cabine de cobrança viu? 🙂

E se eu não usar a Hora Marcada?

Pode acontecer de você chegar na balsa e não ter nenhuma fila. Ou, ter alguma fila e você preferir esperar. Pode ser, né? Nesses casos, você não precisa utilizar sua reserva de Hora Marcada. Se você optar por não utilizar, não precisa fazer nada, é só não passar na fila da Hora Marcada. Quando isso acontece, o valor que você pagou quando fez sua reserva fica de crédito para ser utilizado em uma outra ocasião. 

O reagendamento tem o prazo de 12 meses a partir da data da compra, mas só pode ser utilizado para o mesmo tipo de veículo, trecho e dia da semana, ok?

_______________

E aí, o que acharam? Vale o preço? Vou te falar que, para determinados dias, compensa! Já vi fila de balsa de quilômetros! Eu já fiz um outro post um tempo atrás falando sobre a questão “moral” de ser possível pagar para furar a fila. Nada pretensioso, nem pra falar se está certo ou errado… é apenas com o intuito de debater! Dá uma lida clicando AQUI!

13 thoughts on “Como NÃO pegar fila na balsa de Ilhabela!

  1. Simone

    Oi, vi no seu post a dica de não usar o bilhete e ficar com o credito no hora marcada, mas pelas regras do site me parece que tem alguns prazos a serem respeitados. Eu recomendaria acrescentar estas informações para que outras pessoas não percam o valor e paguem outra vez, assim como aconteceu comigo.
    Retirado do site: Reagendamento no período de 12 meses da compra, desde que realizado com antecedência de até 2 horas de embarque pretendido, para o mesmo sentido e dia da semana comprado inicialmente

    Reply
    1. Vânia Parola Post author

      Oi José, tudo bem?

      Pois é… Soube que eles estão com problemas nas balsas. A maior delas está em manutenção e as outras estão super lentas. Isso tem gerado MUITA fila mesmo… Espero que resolvam isso logo!

      Bjos!!

      Reply
  2. Joana

    Olá, com qual antecedência posso marcar a balsa? Ontem tentei pra outubro e os dias estavam indisponíveis!

    Reply
    1. Vânia Parola Post author

      Oi Roseli,

      Sim, a única diferença é que você passa direto na bilheteria ao invés de ter que pagar a entrada da balsa na hora, mas é o mesmo lugar!

      Bjs,

      Reply
  3. Alexandra

    A diferença de valor eh mtooooo grande… de 24,50 pra 155,00 vixi só. magnata msm

    Reply
  4. Felipe

    Olá, Vânia, bom dia!
    Obrigado pela dica, me parece muito útil! Estou planejando ir para lá no carnaval, sabe se a hora marcada também funciona bem? Obviamente, devo chegar em São Sebastião dentro do prazo estipulado, porém gostaria de saber no caso de haver uma fila muito grande para pegar a balsa e eu estiver lá atrás, eu ‘furo fila’? Em que momento devo apresentar meu ticket comprado pela internet?
    Obrigado!

    Reply
    1. Vânia Parola Post author

      Oi Felipe, tudo bem?

      Desculpe a demora em responder, espero que tenha dado tudo certo!

      De qualquer maneira, eles tem uma fila separada para hora marcada, então você não precisa “entrar na frente” de ninguém quando chega. Seu ticket você mostra na cancela para entrada na fila!

      Reply
  5. Luciano

    Olá…frequento a ilha faz pelo menos 16 anos e o post continua bem atual…inclusive estou aqui agora esperando ficar mais tarde para pegar menos filas…essa também é uma opção…ir embora após.l as 21hs.
    Abs

    Reply
    1. Vânia Parola Post author

      Que bom que continua sendo útil, Luciano!

      É verdade, pra evitar pagar um mico na fila só saindo mais tarde mesmo… 🙂

      Bjs!!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *