“Por que Alemanha?” fala sobre Allgäu!

Boa hoje tem mais um post super especial da nossa séria “Por que Alemanha?”, escrita pela querida Chris Rogatto, que mora no país com a família e vem aqui toda semana contar um pouquinho desse lugar tão lindo e fascinante.

Se você perdeu o post inicial, clica AQUI e resolve isso já!

Com a palavra, Chris!

Por que Alemanha ? - Abertura

Allgäu, em Bayern e Baden – Württemberg

Allgäu é a região que abriga os Alpes e o território entre o Lago Constança e Lech, localiza-se no estado Bayern e uma pequena parte a Baden-Württemberg, isto desde a época do domínio Napoleônico na Europa. Allgäu pertence principalmente a Alemanha, porém cerca de metade de sua área fica no território austríaco. Uma área oficialmente definida para a localização do Allgäu não existe.

No Allgäu existem poucas indústrias, a região vive principalmente da pecuária e criação de gado leiteiro e – graças à bela paisagem – de turismo. Allgäu é a terra do queijo.

Allgäu

O Allgäu no passado foi uma região tradicionalmente muito pobre. A agricultura não foi muito rentável por causa da paisagem relativamente montanhosa. Devido a isto, muitos agricultores desenvolveram como atividade secundária, a cultura do linho. Esta era a matéria-prima para a produção de algodão. Suas flores azuis floresciam durante muito tempo nos campos do Allgäu e assim a região também foi chamada de “Allgäu azul”.

Foi uma feliz coincidência que cerca de 200 anos atrás, quando a produção do linho entrou em uma profunda crise, um homem na região do Allgäu, com muito vigor e convicção, promoveu a indústria do queijo. Foi então que Carl Hirnbein introduziu o primeiro queijo Limburger no Allgäu. Ele tinha encontrado este tipo de queijo na Bélgica. Ao mesmo tempo, o suíço Johann Althaus produziu alí também o primeiro Emmental. Com o início de uma tradição na produção de laticínios, o “Allgäu azul” passou então a se chamar “Allgäu verde”, isto devido ao aumento de pastagens para o gado leiteiro.

Allgäu esqui

As montanhas do Allgäu e, com elas toda a cordilheira dos Alpes, são uma consequência de um processo que começou há cerca de 200 milhões de anos, como resultado as enormes forças de placa tectônica na crosta terrestre, as montanhas dos Alpes começaram a se desdobrar e o fundo do oceano foi empurrado para cima. 

 Allgäu é uma das regiões turísticas mais populares durante todo o ano na Alemanha. A paisagem natural e cultural atrai centenas de milhares de visitantes anualmente. Em particular, a diversidade da região é valorizada. Desde esportes alpinos até desportos aquáticos, inúmeras atividades são possíveis. O Allgäu é o maior centro de esportes de inverno da Alemanha. Além do esqui alpino e de patinação no gelo, praticar esqui cross-country é possível em uma extensa rede de trilhas. 

A bela região deixa apenas a poucas horas de distância as cidades como Munique, Augsburg, Ulm e Lindau.

Especialmente para mim, ao ouvir a palavra Allgäu, o pensamento se volta imediatamente a imagens de lindas montanhas, vacas pastando, prados verdes …

Saltos de Esqui em Oberstdorf

Allgäu - Oberstdorf

O Grande Schattenbergschanze no Erdinger Arena em Oberstdorf é uma das mais importantes pistas de salto de esqui do mundo, foi construída em 2005. A cada ano atrai mais de 30.000 fãs de esqui no início do “Vierschanzentournier”. Lá o esporte de inverno está em casa. A cidade é berço de esquiadores de renome mundial.

Desde 1973, os melhores atletas de todo o mundo se reúnem para participarem do Campeonato Mundial de salto em esqui, em Oberstdorf. Se você quiser obter mais informações, sugiro navegar no site oficial http://www.erdinger-arena.de/.

Quem não pratica esqui ou o radical snowboard (que é o meu caso) pode se sentir um tanto deslocado ao visitar as regiões alpinas no inverno. Não é assim no Allgäu. Oberstdorf é um dos mais conhecidos pontos para lindas caminhadas na neve, com direito as vistas panorâmicas dos Alpes. A região do Allgäu tem 100 km de trilhas para caminhadas na neve.

Allgäu - Immenstadt

E em que época do ano recomenda-se caminhadas no Allgäu?

As montanhas, em cada estação, oferecem paisagens fascinantes, mas uma caminhada na neve é muito mais desgastante do que no verão, especialmente com crianças. Na estação fria, apenas pessoas com experiência devem aventurar-se nas altas montanhas. Em junho esta região também está aberta para caminhantes amadores. Porém, o outono é considerado como o melhor período para uma caminhada na região do Allgäu

O clima saudável no Allgäu proporciona relaxamento e bem-estar e definitivamente vale a pena uma visita.

https://www.youtube.com/watch?v=x0kD-_d850k

>> Por que Alemanha ?

–  porque aqui temos a possibilidade de conhecer outros países num piscar de olhos, já que a Alemanha faz fronteira com 9 países, o que já facilita muito as coisas…”

___________________

Gostaram? Muito legal né? Deixe nos comentários sua opinião!

4 thoughts on ““Por que Alemanha?” fala sobre Allgäu!

  1. Céu

    Chris, minha amiga do coração! Adorei sua postagem, e as belas fotos!!!
    Muito bom saber que toda semana vou poder “caminhar” contigo, e conhecer os cantinhos dessa terra tão linda e encantadora!!!

    Reply
  2. Jéssica Felix

    Parabéns pelo texto, Chris! As fotos são lindas! Fiquei cheia de vontade de conhecer Allgau!

    Reply
  3. Claudia

    Texto bacana e muito correto em todas as partes sobre o Allgäu (morei em Oberstdorf), permita só um pequeno aparte – da planta do linho faz-se tecido de linho; da planta do algodão faz-se tecido de algodão. Impossível fazer algodão de linho… 🙂

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *