Bacharach, na Alemanha, e seu castelo-albergue!

O Por que Alemanha? dessa semana continua sua viagem maravilhosa pelas margens do Vale do Médio Reno, e a parada da vez é a cidadezinha fofa de Bacharach. Sabia que lá tem um castelo albergue onde é possível pernoitar? Leia o post para saber mais!

Para ver mais sobre essa séria linda, escrita pela querida Chris Rogatto, clica AQUI!

Por que Alemanha? - Bacharach

“Alemanha – Viajando pelas margens no Vale do Médio Reno 

Bacharach

Porque tudo ao redor do Reno é tão bonito? Esta pergunta, que também é o título de uma famosa canção regional, é muito fácil de ser respondida, quando se está em Bacharach.

Bacharach está situada bem às margens do Rio Reno, e distante 45 km de Mainz (capital do estado Rheinland –Pfalz). A história conta que Bacharach foi fundada pelo povo celta, embora as primeiras documentações encontradas sobre a cidade datam do século XI. A cidade é mesmo muito pequena, tendo aproximadamente 2.000 habitantes.

Bacharach - Vale do Médio Reno

Houve um tempo em que Bacharach, cidade tombada pela UNESCO, foi o mais importante local para o comércio de vinho no Vale do Médio Reno. Suas casas, localizadas no centro da cidade, tem mais de 500 anos.

Um passeio pelas suas ruas históricas e cantinhos escondidos perto do seu antigo mercado de vinhos é o suficiente para me deixar fascinada por este pequeno lugar. A cidade é frequentemente mencionada como “centro secreto do Reno Romântico”, e tenho que admitir, ela tem todos os atributos para receber este título, a meu ver é um dos lugares mais bonitos de todo o médio Reno. E por isto me dedico a escrever um pouco sobre ela.

Bacharach - Centro

No século XIX, Victor Hugo esteve na cidade e se apaixonou. Descreveu-a como sendo “uma das cidades mais bonitas do mundo”. E em minha opinião, ele estava totalmente certo.

Ainda nos dias atuais a cidade imprBacharach - Alte Hausessiona com seu muro e suas torres medievais, em grande parte intactos. Em seu pequeno centro encontramos belas construções em estilo enxamiel. Em especial a “Alte Haus” (casa antiga) é digna de admiração! Ela é uma das casas medievais mais conhecidas em todo o vale do Rio Reno, sua construção data de 1300. É hoje o ponto turístico mais famoso da cidade e funciona atualmente como restaurante.

Aconchegantes restaurantes servem ali requintados vinhos, cujas uvas são plantadas nas íngremes encostas que rodeiam Bacharach, um convite para se ficar um pouco mais por ali.

Bacharach - Vista

As trilhas “Rheinburgenweg” e Rheinsteig inspiram o visitante para caminhadas com belas e deslumbrantes vistas.

Porém saindo ali do centro mesmo, em curta, mas íngreme caminhada, alcançamos o Burgo Stahleck, construído em 1132 e hoje funcionando como albergue muito confortável. Caso você sonhe em alguma vez na vida pernoitar em um castelo medieval, pagando pouco por isto, ali poderá realizar este sonho – uma noite para uma família com dois filhos custa em torno de €24,00 – veja aqui com seus próprios olhos, e se quiser já faça uma reserva!

Bacharach - Castelo Albergue

O castelo Stahleck foi destruído pelos franceses em 1689. Ele foi reconstruído logo após, mas a parte interna está toda modernizada para abrigar o albergue. Em Stahleck temos uma vista maravilhosa do Reno, que inspira ao romance, minha imaginação me leva a ouvir ao longe antigas canções medievais, e o incrível é que tudo se torna tão palpável. Neste filme feito em um evento no Castelo, você entenderá exatamente do que estou falando….

No início da curta caminhada até o castelo, me deparei com as ruínas da Capela Werner, são impressionantemente lindas! Esta capela, um das mais belas construções em estilo gótico do médio Reno, infelizmente hoje ruína, foi erguida em memória a Werner, um menino cujo corpo foi encontrado perto de Bacharach, isto lá pelos idos do século XIII, e que passou a ser considerado santo. Esta história começou a atrair peregrinos ao local, e com suas doações ela pode ser construída, sua construção levou nada mais nada menos do que 140 anos! Infelizmente ela foi destruída no século XVII.

Bacharach - Capela Werner

Minha sugestão para almoço ou jantar? No maravilhoso restaurante Alte Münze, que fica no centro de Bacharach. Entre os anos de 1214 e 1508 alí eram produzidas moedas de ouro. O local é lindo, bem típico e agradável, como tudo na cidade. O restaurante fica na Oberstrasse 72.

E assim Bacharach me conquistou de forma tão especial… uma cidade saída dos livros de cavaleiros e princesas que faz minha imaginação se tornar quase que cena da realidade.

>> Por que Alemanha?

– Porque na Alemanha existem em torno de 550 Jugendherbergen (albergues da juventude) e somente em 2014 ocorreram aqui 10 milhões de pernoites em suas confortáveis e simples instalações, sendo que o primeiro albergue foi instituído em 1912, na cidade de Altena e hoje serve de museu mantendo suas acomodações originais.”

2 thoughts on “Bacharach, na Alemanha, e seu castelo-albergue!

  1. jean

    Estive onten dia 06/09/2015 lugar maravilhoso de sonho mesmo vou voltar pra dormir e passar um tempo

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *